Um site responsivo é a solução para o problema do seu site no que diz respeito à navegação pelos celulares e smartphones. Isto porque, com a facilidade de acesso à internet por dispositivos móveis, o comportamento do usuário mudou. Se antes eles precisavam chegar em casa para acessar o computador para então navegar na internet, hoje essa facilidade está na palma da mão de qualquer consumidor.
Devido ao aumento desta demanda pelos usuários, o Google tem cada vez mais priorizado o que chamamos de mobile first: sites responsivos possuem prioridade na hora de o motor de busca mostrar os resultados na navegação. O principal motivo disso é a facilidade na hora de usar o site e a experiência que o usuário vai ter ao acessar um site responsivo de seu dispositivo móvel.
O site responsivo é aquele que adapta o seu site para os mais diversos tamanhos de telas, desde desktop a tablets e celulares. Todos os elementos do site se adaptam dependendo do tamanho de tela que o usuário está usando: fontes, banners, links, textos, etc. Se o site não se adaptar é porque ele não é responsivo. Outra característica importante que você deve saber é que existem diferenças deste tipo de site para um mobile site.
Enquanto o site responsivo se adapta aos diferentes tipos de telas a partir do site original, um mobile site é projetado especificamente para celulares, ou seja, é um segundo site. Um mobile site tem dois grandes problemas: o primeiro é que, devido à sua programação ser muito específica, ele não se adequa bem a mudanças de tamanhos de telas, podendo não se adaptar a tablets ou smartphones com telas maiores; o segundo problema é para a equipe de marketing da empresa: são dois sites completamente diferentes - uma mudança em um não diz respeito a uma mudança no outro, tendo que tudo ser feito de forma duplicada.
Com o número cada vez maior de usuários acessando sites na internet a partir de seus smartphones e celulares, é imprescindível que sua empresa se adapte.. Veja algumas vantagens de ter um site responsivo.
O site é o cartão de visitas da sua empresa na internet. Nele, todas as informações sobre o seu produto e serviço devem estar contidos de forma legível e de fácil acesso. Com o número cada vez maior de usuários acessando sites em seus celulares, é fundamental que a sua empresa proporcione a melhor experiência possível para que eles tenham em você uma referência no setor.
Devido ao novo comportamento do usuário, o Google tem priorizado sites responsivos em seus motores de busca. E quando a pesquisa é feita via dispositivo móvel, o motor de busca dá preferência a sites responsivos, o que faz com que o acesso orgânico para o seu site aumente.
Em 2018, o Google fez uma mudança em seu algoritmo que ficou conhecida como Google Mobile First Index. A partir disso, todos os sites responsivos ou com versão mobile passaram a ser priorizados na hora de indexar, tornando obrigatório que todas as empresas se adaptassem.
Quando você tem um site responsivo, você tende a criá-lo de acordo com a navegação pelos usuários usando a internet das operadoras de celular, como 3G e 4G. Com isso, todo o cuidado com o tempo de carregamento da página deve ser levado em conta, além de números de banners e tamanho das imagens.
Outro indicador importante a ser analisado é a taxa de rejeição. Pelos usuários terem uma melhor experiência ao entrar em seu site responsivo, eles tendem a ficar mais tempo, interagir mais com o conteúdo e, consequentemente, converter em vendas ou em leads.
Justamente pelo grande acesso de usuários via celular (e este número crescendo cada vez mais!), se o seu site possui um conteúdo interessante e uma navegação mobile first, a probabilidade de os clientes compartilharem em suas redes sociais aumenta. E nada melhor do que uma publicidade gratuita.
Existem diversas ferramentas hoje no mercado que são capazes de criar sites responsivos. Na Widgrid, você encontrará uma plataforma de fácil usabilidade e intuitiva na hora de montar o seu site. E o melhor de tudo: aqui o seu site é automaticamente transformado em um site responsivo.
Com essa facilidade, você não precisa se preocupar em tornar o seu site responsivo. Porém, também há a opção de você alterar elementos que gostaria que aparecesse apenas no mobile ou apenas no desktop, alterar a ordem dos elementos ou trocar backgrounds, por exemplo. Ou seja, a Widgrid é uma plataforma completa para o site da sua empresa.
5 passos para atualizar conteúdo antigo no seu blog e atrair mais leitores
Você sabia que conteúdos atualizados podem aumentar em até 300% o tráfego do seu blog? Clique aqui e descubra como otimizar seus resultados!
O que é uma URL e por que ela é essencial para a web
As URLs desempenham um papel crucial na web, pois permitem que os usuários acessem facilmente diferentes sites e recursos com apenas alguns cliques. Descubra como escolher uma boa URL pode ajudar o seu negócio on-line!
O que são chatbots e como eles transformam o atendimento ao cliente
Os chatbots permitem a simulação de conversas humanas e automação de tarefas repetitivas, podendo ser aquele primeiro atendimento ao seu cliente. Clique aqui e entenda suas vantagens!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: