Estratégia multimarca em marketing é quando uma empresa possui mais de uma marca e/ou produto embaixo de uma mesma “matriz”. Apesar disso, podem ser marcas/produtos completamente diferentes, necessitando de estratégias únicas.
Por isso, é necessário desenvolver estratégias de branding e de vendas específicas para cada produto. Entenda mais sobre estratégia multimarca e como posicionar diferentes marcas de maneira eficaz. Boa leitura!
O surgimento de marcas e produtos vindos de uma marca principal é mais comum do que se imagina. Existem muitos exemplos, no mercado, de produtos que emergiram de uma marca principal e que podem até acabar competindo entre si.
Desta maneira, surgiu o conceito de estratégia multimarcas, ou seja, as ações de publicidade que devem ser feitas para cada marca, com identidades diferentes, porém feitas sob o guarda-chuva da mesma organização.
Um grande exemplo de uma empresa multimarca que podemos citar é o Google, no qual possui muitas marcas (como YouTube, Gmail, Google Maps, etc) que devem contar com estratégias únicas para cada uma.
Outra empresa famosa por possuir diferentes produtos é a Unilever, que é dona de marcas como Dove, Knorr, Omo, Seda, Rexona e mais de outras 400. Dessa maneira, as estratégias de promoção dos produtos para cada uma dessas marcas devem ser pensadas de forma única - mas todas fazem parte da mesma empresa.
Para que a estratégia multimarca em marketing funcione de forma eficiente, é importante que os processos de cada um dos seus produtos e “submarcas” sejam orientados simultaneamente, ou seja, que sejam feitos ao mesmo tempo para não priorizar uma em relação à outra. Assim, é possível oferecer um ambiente com liberdade criativa para cada uma, além de não criar uma competição interna.
Existem dois tipos de abordagens de estratégias de multimarcas que as empresas utilizam para diferenciar cada marca na mente dos consumidores. Conheça quais são:
O fator que diferencia os produtos dos seus concorrentes está na identidade visual/imagem da marca, como no caso do Google.
O Google, por exemplo, possui diversos produtos que são diferenciados pela sua utilidade, como: Google Maps, Google Gmail, Google Analytics, etc.
Todos os produtos da empresa possuem a mesma identidade visual de sua matriz (Google) e a diferenciação perante os concorrentes ocorre na diferenciação de seus serviços.
As marcas também podem ser separadas da empresa principal, fazendo com que os consumidores não consigam distinguir qual marca pertence a qual empresa. Neste caso, as “submarcas” podem ser até mais reconhecidas do que a matriz.
Como citamos anteriormente, um bom exemplo disso é a Unilever, no qual suas marcas são muito mais reconhecidas do que a empresa principal.
Além disso, o consumidor não consegue identificar que as marcas que utilizam pertencem à Unilever, a não ser por pequenos indícios, como o logo da Unilever nas embalagens, por exemplo.
Neste caso, as “submarcas” são tratadas como marcas próprias, com suas estratégias de marketing totalmente independentes.
Se a sua empresa possui mais de uma marca/produto, implementar estratégias multimarcas em marketing pode ser fundamental para o sucesso do negócio.
Entenda os motivos do porquê investir neste tipo de estratégia.
Investir em uma estratégia multimarca pode aumentar a autoridade que os seus produtos/serviços possuem no segmento em que atuam.
Além disso, ajuda os consumidores a compararem as suas marcas com as dos concorrentes, podendo escolher pela melhor opção de produto/serviço.
Desta maneira, é mais fácil que você consiga se destacar em diferentes mercados.
Ao optar por estratégias multimarcas em seu negócio, você conseguirá dar uma atenção especial para cada uma delas, formando equipes e elaborando estratégias únicas e objetivas.
Dessa maneira, entregará melhores produtos/serviços para o público, aumentando a satisfação dos seus consumidores.
Quanto maior for a empresa, maior também é o nível de seus concorrentes. Já para os pequenos empreendedores, pode ser mais difícil estabelecer o seu espaço no mercado e perante os concorrentes.
Ao separar suas marcas em diferentes produtos/serviços, sua empresa consegue maior destaque em diversos segmentos, além de conseguir competir com a concorrência de maneira mais eficaz, também tornando isso mais claro ao consumidor.
Além da concorrência externa, a interna também deve ser estimulada de forma saudável.
Ao ter diferentes marcas dentro da sua organização, você contará com diferentes gerentes e equipes. Por isso, promover um espaço de criatividade e liberdade para que possam concorrer de forma saudável pode ser muito benéfico para os resultados da empresa.
Já pensou no trabalho que dá para o seu time gerenciar diferentes marcas e produtos?
Ter ferramentas que facilitem o dia a dia da sua equipe também fazem parte de uma boa estratégia multimarca de marketing, já que pode tornar o seu time mais eficiente, melhorando a comunicação entre eles e com o seu público.
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