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Psicologia das cores: usando as cores certas para o seu site

Escrito por Laurielly Rocca

24 ABR 2020 - 09H19 (Atualizada em 31 MAI 2022 - 10H14)

É possível dizer muito sobre uma pessoa através da sua cor favorita – e o mesmo pode ser dito sobre a paleta de cores escolhida para o seu site. Muita gente não sabe que o uso correto das cores tem um impacto muito forte no visitante de um website – muitas vezes, é o fator que irá determinar se um visitante eventual irá se tornar um cliente fiel.

Como usar o significado psicológico das cores em seu site

Antes de mais nada é preciso ter bem definido qual a sua proposta, posicionamento e como você quer transmitir isso para os seus usuários. Um site precisa ser harmônico, bem estruturado e com cores que digam exatamente qual é o próximo passo que você deseja que o leitor faça. Portanto, dê uma olhada nas cores e em seus significados, e só depois de muita pesquisa decida quais delas melhor se encaixam no seu modelo de negócio.

Por onde começar?

O problema não é tanto sobre a escolha de uma cor, mas a escolha de um monte delas, e fazê-las encaixar confortavelmente uma ao lado da outra. A psicologia da cor é menos sobre o uso de uma cor, mas sim o entendimento de como as pessoas reagem emocionalmente a várias cores. Faça um teste, visite o seu site preferido de uma forma diferente, e veja o que ele te faz sentir através das suas cores.

Criar um contraste entre o fundo/texto

A melhor combinação para a legibilidade é um texto preto sobre um fundo branco, mas — é claro — também existem outras excelentes combinações. Lembre-se: pelo menos uma em cada 10 pessoas tem problemas de visão. Um bom site precisa ser pensado para uma experiência maravilhosa para todos os tipos de pessoas.

Quantas cores devo utilizar?

Harmonia cromática é um dos critérios mais importantes para se criar uma experiência agradável para os visitantes. É altamente recomendável empregar um número moderado de cores, quatro ou cinco no máximo. Mais do que isso, não só irá gerar incoerência como vai trazer uma fadiga visual para o visitante, fazendo com que ele pule partes importantes do site.

Use as cores de acordo com a sua audiência

Tenha em mente que as respostas para as cores variam de acordo com fatores como sexo, idade ou formação cultural. Você pode ter mais certeza se está utilizando as cores certas fazendo uma pequena pesquisa com pessoas que pertençam ao perfil do website. Pessoas de diferentes idades podem ter diferentes reações às cores. A maioria das pessoas com mais idade provavelmente vão preferir sites com cores mais sóbrias (e, portanto, mais relaxantes para os olhos). A maioria dos jovens, por outro lado, talvez gostem de cores mais vivas e brilhantes. Faça uma distinção entre o público adulto e jovem, usando as cores apropriadas para cada categoria.

Saia do óbvio

Liberte-se de preconceitos: se você está se dirigindo seu conteúdo visual para as mulheres, não empregue automaticamente o cor-de-rosa. Algumas mulheres podem gostar de rosa, outras não. Saia do óbvio para fazer um site bem feito, dessa forma, você já sai na frente da concorrência.

Com essas dicas você pode refletir melhor sobre a identidade da sua marca, o que ela quer transmitir e qual o objetivo do seu site ou landing page. É importante que essa grande influência das cores seja levada em consideração, além dos gostos individuais dos responsáveis pelo desenvolvimento do site ou da estratégia de marketing.

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