Blog

7 dicas de redação para blogs e sites

Escrito por Laurielly Rocca

14 JAN 2020 - 15H21 (Atualizada em 11 JAN 2023 - 16H23)

Como melhorar sua redação

Para se tornar realmente bom em redação é necessário ler e escrever muito, essa prática certamente vai te levar à perfeição. Além disso, outras técnicas de escrita podem fazer toda a diferença para escrever um texto realmente relevante e que prende a atenção do leitor. Veja abaixo 7 dicas de redação que certamente podem ajudar para que seus textos de blog e site sejam arrasadores:

1- Depois de pronto, esqueça o seu texto

Muitas vezes somos enganados pela mente, pois ela lê, o que gostaria de transmitir. Quando produzimos um conteúdo podemos deixar alguns erros de gramática, concordância e até clareza de informação passar despercebido. Por isso, tire um tempo, vá tomar um café, ou deixe para revisar o texto somente no dia seguinte (algo raro na redação), mas que vai fazer toda a diferença no conteúdo final.

2- Leia o texto em voz alta

Não precisa sair lendo para todo mundo também, ok? Leia baixinho só para você mesmo. Quando lemos em voz alta, os erros de concordância e repetições de palavras se tornam mais evidentes, essa técnica vai enriquecer e muito seu texto.

3- Cuidado com os cortes

Para fazer um bom texto é muito importante fazer várias pesquisas antes de começar, mas ao usar como base vários textos, é comum às vezes, as ideias ficarem confusas e o texto não ficar com uma fluidez adequada. Por isso, fique atento a conexão de frases e pensamentos.

4- Utilize frases curtas

Ao usar frases muito longas os problemas de concordância se tornam mais comuns, além de deixar o texto mais chatinho de ler. Seja simples e direto.

5- Simplicidade é essencial

"Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa" - Albert Einstein.

Pegando gancho na dica acima, a redação é para facilitar a vida do leitor, passando a informação que ele quer ou precisa de uma forma simples e de fácil entendimento, e para isso acontecer é preciso entender bem sobre o assunto a ser escrito e ter uma estrutura de texto impecável.

6- Use o dicionário ou consulte fontes confiáveis

Use e abuse do dicionário, livros e internet. Mas lembre-se que nem tudo que está na web é verdadeiro, veja várias fontes seguras antes de escrever sobre algum assunto, é um crime escrever sobre o que não se sabe.

7- Leia muito

A última dica, mas talvez a mais importante de todas, leia, sobre tudo, isso vai te dar segurança para escrever e reconhecer erros em seu texto.

Dica extra:

Um blog não precisa ser longo para ser bom, deve ser preciso e transmitir a mensagem em questão. Um texto que vai direto ao ponto é uma vantagem nos dias de hoje, onde os leitores têm cada vez menos tempo.

E aí, gostou das dicas? Em breve tem muito mais! Clique e saiba mais sobre o CMS Plus pensado pra você!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laurielly Rocca, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.