Quem navega na internet com certeza já se deparou com o erro 404. Ele é um dos erros mais antigos e conhecidos pelos usuários.
O erro 404 aparece quando uma página não é encontrada, seja por algum defeito, seja por uma busca sem resultado. Mas, afinal, o que é o erro 404 e como ele impacta no ranqueamento da sua página nos motores de busca?
Por convenção, estipulou-se que os erros na internet seguiriam uma padronização de código para serem definidos. Assim como as placas de trânsito são universais, os erros da internet podem ser reconhecidos por qualquer usuário em qualquer parte do mundo.
No caso do erro 404, o código refere-se a:
Portanto, o erro 404 aparece quando uma página, solicitada pelo usuário, não é encontrada. Há inúmeros fatores que podem ter feito isso acontecer, como:
Esses são alguns exemplos mais comuns de o porquê o seu usuário está caindo numa página com erro 404 em seu site. Mas como isso implica no SEO do seu site?
O SEO (Search Engine Optimization, em inglês) é a estratégia que se utiliza para ranquear organicamente nos motores de busca. De diversos fatores levados em consideração pelo Google para que seu site seja um dos primeiros resultados, um deles é a experiência do usuário.
No momento em que o usuário acessa uma página com erro 404, ou seja, uma página não encontrada, isso diminui a autoridade do seu site e, consequentemente, a sua posição nas buscas orgânicas. Por isso, cuidar dos links do seu site deve ser uma rotina do seu setor de marketing.
Há algumas estratégias que você pode utilizar para amenizar o erro 404 do seu site. Elas são simples e melhoram a experiência do usuário na navegação, além de aumentarem a posição do ranqueamento do seu domínio nos motores de busca.
Uma maneira rápida e eficaz de resolver o problema do erro 404 em seu site é fazer o redirecionamento 301. Basicamente, ele é o redirecionamento automático de todos os links apagados e/ou quebrados, mas que os mecanismos de busca ainda indexam.
Caso você use o Wordpress, há plugins específicos para isso. Do contrário, avalie a possibilidade de ter um suporte técnico para auxiliar sua estratégia.
Na Widgrid, você consegue fazer isso com bastante facilidade e liberdade, sem precisar de instalação de plugins alternativos.
(exemplo de tela de redirecionamento na Widgrid)
Recicle links inutilizados
Se você não quiser optar pelo redirecionamento de URLs, uma das opções para solucionar o erro 404 é reciclar o conteúdo das páginas. A reciclagem de URLs consiste em alterar o conteúdo daquele site por outro - bem parecido!
Assim, você continua ranqueando e garantindo a autoridade da página, mas pode seguir sua nova estratégia no seu novo domínio.
Outra opção é utilizar a ferramenta Google Search Console para avisar ao mecanismo de busca de que aquela página não existe mais. Assim, você poderá evitar que uma página com conteúdo desatualizado continue aparecendo nas buscas dos usuários, ou pior, ainda concorra com sua nova página.
Os Logs de 404 possibilitam conhecer quais URLs os visitantes estão tentando acessar e não estão encontrando. A partir do Log de 404, você poderá saber se deve fazer um redirecionamento forçado, ou utilizar a URL para outro conteúdo. Ter essa visão inteligente é um dos grandes diferenciais da Widgrid.
(tela de log de 404)
Enquanto você coloca em prática as estratégias para solucionar o erro 404, você pode optar por melhorar a experiência do usuário quando ele cair numa página não encontrada. Até porque dificilmente você conseguirá eliminar 100% das páginas de erro durante toda a existência do seu site, já que a internet é algo que está sempre em constante mudança.
(tela de personalização da msg de 404)
Por isso, você pode optar por algumas dicas simples de como melhorar a experiência do usuário quando o erro 404 aparece:
Além disso, lembre-se que erros existem e que, por mais que você esteja atento, é praticamente certo que o erro 404 voltará a se repetir. Por isso, aproveite esse momento para se conectar com o seu consumidor e mantenha o bom-humor!
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