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Qual o impacto da pandemia no comportamento do consumidor?

Escrito por Widsite

16 DEZ 2020 - 09H00 (Atualizada em 16 DEZ 2020 - 12H53)

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Todo empreendedor sabe que as mudanças trazidas pela pandemia mudaram a forma como o consumidor enxerga a necessidade e também a forma de adquirir um produto ou serviço.

Porém, não é apenas o seu impacto que deve ser debatido. A sua influência no mundo pós COVID-19 nos traz várias perguntas que ainda não podem ser solucionadas, como:

  • O impacto do home office;
  • O crescimento dos serviços de delivery;
  • Aumento de compras realizadas nas plataformas de e-commerce, dentre várias outras.

Portanto, para ajudar o empreendedor a compreender melhor o comportamento do consumidor durante e depois da pandemia, nós da WIDGRID preparamos este material repleto de informações úteis que farão você está um passo à frente da concorrência.

Fique conosco e confira:

Como a pandemia mudou o comportamento do consumidor?

Nem todo mundo possui um negócio, lógico. Porém, todos somos consumidores de algum produto, não é mesmo?

Seguindo esta lógica, não é difícil imaginarmos que os setores que mais cresceram na pandemia foram os de logística, pois durante os períodos de isolamento, dependíamos exclusivamente dos seus serviços para efetuarmos as compras e até mesmo entrega de objetos.

Contudo, outros setores apresentaram um crescimento maior e, por incrível que pareça, se tornaram fundamentais à nova ótica do consumidor, como os produtos de higiene e limpeza — que cresceu mais de 53%, se tornando o produto mais consumido pelas pessoas.

Talvez não pensássemos dessa maneira no começo do ano. Nenhum especialista previu este estado de emergência alarmante no ocidente — nem com pouca, nem com muita precisão.

Isto nos mostra a importância em compreender o comportamento do consumidor e não sermos pegos de surpresa, caso outra situação chegue de forma tão abrupta.


Google
Google

Um dado importantíssimo, repassado pela Think With Google, é que 40% dos consumidores começaram a comprar mais em comércios locais desde o início do isolamento social.

Combinados às novas formas de consumir, esses números são um bom indicativo para pequenos negócios que querem consolidar sua presença digital.

Delivery, logística e supermercados

Falamos acima sobre o aumento de pedidos realizados por aplicativos de formato delivery, porém o fato de ter um produto entregue na sua porta é muito mais do que apenas “conveniente”.

Este é um comportamento que as pessoas já estavam adotando anos antes da pandemia. Mas o crescimento exponencial do uso desta atividade pegou todos os especialistas — e até mesmo empresários — de surpresa.

Isso só corrobora com o seguinte dado: Mais de 35% dos brasileiros conectados estão usando o delivery com mais frequência.

O maior aliado deste crescimento é o fator segurança, pois com o aumento do delivery, era de se imaginar que as idas ao supermercado diminuíssem — e de fato aconteceu, estas idas tiveram uma queda de 27%.

Na verdade, pouco importa se você fazia muitas compras online antes da pandemia ou se passou a realizar esta tarefa há pouco tempo. O fato é que durante este processo, todos os consumidores entraram em um consenso: comprar online é mais seguro.

E este fato ficou tão escancarado ao público no geral que até os compradores online mais acostumados com este serviço se asseguraram que esta escolha é o melhor método — ou pelo menos o mais conveniente a eles.

Afinal, o que fica depois da pandemia?

Este ano, aprendemos que não é possível mensurar com 100% de certeza o que acontecerá no futuro, porém existem dados e tendências que apontam um horizonte bem próspero para várias áreas.

Se você, empresário, ainda tem dúvidas sobre quais serviços você deverá oferecer pós pandemia, dê uma olhada no mercado como um todo.

Serviços que antes não eram tão essenciais viraram parte da rotina do consumidor, trazendo praticidade, segurança e o principal: conveniência.

Agora que você já sabe como a pandemia afetou o comportamento do consumidor, sua empresa não pode ficar de fora, oferecendo serviços arcaicos, sem se adequar a esta nova realidade, não é mesmo?

Entre em contato com os especialistas da WIDGRID e saiba como a gente pode fazer sua empresa se destacar através do mundo digital, trazendo mais clientes para o seu negócio!

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