A pandemia gerou diversas mudanças no comportamento do consumidor, entre elas, a forma como ele adquire um produto ou serviço e o que considera necessidade. Isso tem sido muito debatido no marketing e servido como norte para muitos empreendedores.
Porém, é preciso discutir também o mundo pós covid-19 e as várias questões que ainda são difíceis de serem esclarecidas, como:
O impacto do home office;
O crescimento dos serviços de delivery;
Aumento de compras realizadas nas plataformas de e-commerce;
E várias outras.
Portanto, para ajudar o empreendedor a compreender melhor esse novo comportamento do consumidor, preparamos este material que te ajudará a ficar um passo à frente da concorrência.
Fique conosco e confira:
Nem todo mundo possui um negócio, lógico. Porém, todos somos consumidores de algum produto, não é mesmo?
Durante os períodos de isolamento, ficamos dependentes de serviços para a entrega e recebimento de mercadorias. Por isso, não é difícil imaginar que um dos setores que mais cresceram na pandemia foram os de logística.
Contudo, outros setores apresentaram um crescimento maior e, por incrível que pareça, se tornaram fundamentais à nova ótica do consumidor. O setor de higiene e limpeza, por exemplo, cresceu mais de 53% em abril de 2020 em relação ao mês anterior, tornando- se a categoria mais consumida pelas pessoas no início da pandemia.
Talvez não pensássemos dessa maneira no começo do ano passado. Nenhum especialista previu este estado de emergência alarmante em escala global - nem com pouca, nem com muita precisão.
Essas mudanças abruptas demonstram o quanto desconhecemos o comportamento do consumidor. Independente do cenário ser inusitado ou não, todos temos um processo decisório influenciado por diversos fatores e compreender isso, entendendo realmente como pensa o nosso público, é possível se preparar melhor para atuar em uma futura situação similar.
Um dado importantíssimo, apresentado pela Think With Google, é que 40% dos consumidores começaram a comprar mais em comércios locais desde o início do isolamento social.
Combinados às novas formas de consumir, esses números são um bom indicativo para pequenos negócios que querem consolidar sua presença digital.
Falamos acima sobre o aumento de pedidos realizados por aplicativos de formato delivery, porém o fato de ter um produto entregue na sua porta é muito mais do que apenas “conveniente”.
Este é um comportamento que as pessoas já estavam adotando anos antes da pandemia. Mas o crescimento exponencial do uso desta atividade pegou todos os especialistas — e até mesmo empresários — de surpresa.
Isso só corrobora com o seguinte dado: Mais de 35% dos brasileiros conectados estão usando o delivery com mais frequência.
O maior aliado deste crescimento é o fator segurança, pois com o aumento do delivery, era de se imaginar que as idas ao supermercado diminuíssem — e de fato aconteceu, elas tiveram uma queda de 27%.
Na verdade, pouco importa se você fazia muitas compras online antes da pandemia ou se passou a realizar esta tarefa há pouco tempo. O fato é que durante este processo, todos os consumidores entraram em um consenso: comprar online é mais seguro.
E este fato ficou tão escancarado ao público em geral que até os compradores online mais acostumados com este serviço se asseguraram que esta escolha é o melhor método — ou pelo menos o mais conveniente a eles.
Em 2020, aprendemos que não é possível mensurar com 100% de certeza o que acontecerá no futuro, porém existem dados e tendências que apontam um horizonte bem próspero para várias áreas.
Se você, empresário, ainda tem dúvidas sobre quais serviços você deverá oferecer pós pandemia, dê uma olhada no mercado como um todo.
Serviços que antes não eram tão essenciais viraram parte da rotina do consumidor, trazendo praticidade, segurança e o principal: conveniência.
Agora que você já sabe como a pandemia tem afetado o comportamento do consumidor, é hora da sua empresa se adequar a essa nova realidade. Você não quer ficar de fora, trabalhando de forma arcaica, não é mesmo?
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