A captação de leads é uma das estratégias mais eficientes para o seu negócio. Isto porque, além de aumentar o número de potenciais clientes em sua base de dados, ela também é responsável pela qualificação desses usuários. Ou seja, pessoas realmente interessadas em seu negócio ou em suas soluções, em algum momento, demonstraram interesse por saber mais sobre você.
Uma das maneiras de falar sobre você na internet é por meio da criação de conteúdo para o blog. É a partir do seu conteúdo criado, que pessoas que não conheciam a sua empresa, ou não sabiam que precisavam de suas soluções, passam a considerar a possibilidade de contratar o seu serviço.
Veja bem: essas pessoas ainda não estão preparadas para fechar uma compra com você, porém elas já lhe conhecem e estão convencidas a aprender ainda mais. Ou seja, elas estão na jornada do consumidor que chamamos de “meio do funil”.
Este é o momento ideal para que você faça a captação de leads em seu site e ofereça um conteúdo mais rico, detalhado e, dependendo do seu nicho, mais técnico.
Veja algumas ferramentas de captação de leads que você pode utilizar na sua estratégia de marketing digital.
Formulários
O formulário para geração de leads é uma das estratégias de captação mais eficientes do mundo digital. Normalmente, formulários são inseridos dentro de posts de blogs, landing pages ou páginas específicas de captação (para baixar um e-book, por exemplo).
O formulário nada mais serve como “moeda de troca” da empresa com o usuário. Em troca de informações do lead, você deve oferecer algum conteúdo rico, que ele só terá acesso por meio deste relacionamento.
Muitos usuários têm receio de compartilhar suas informações na internet, pois temem receber e-mails demais ou até por segurança de dados. Por isso, é muito importante que você mantenha o seu formulário de captação simples: quanto menos informação você pedir, melhor!
Normalmente, pedir apenas o nome e o e-mail do lead é mais do que o suficiente para iniciar um relacionamento. Porém, se você tiver que pedir mais informações, não tem problema: apenas assegure de que são extremamente relevantes para manter o relacionamento com o usuário!
Os formulários personalizados possibilitam a individualização das informações pedidas pelas empresas.
Ou seja, na hora de você usar uma ferramenta para criar formulário em seu site, as perguntas que você pode escolher para ativar no seu formulário já vem pré-definidas (nome, e-mail, telefone, etc). No caso dos formulários personalizados, você pode, literalmente, escrever a pergunta para captar a exata informação que você deseja saber do seu cliente.
Isso é muito eficiente porque diferentes tipos de negócio possuem diferentes estratégias de comunicação. Na WIDGRID, é possível personalizar o seu formulário e ainda integrar com ferramentas de e-mail marketing e automação, como o RD Station, SharpSpring, Dinamize e Salesforce.
Widget de Newsletter
Outra maneira de fazer uma captação de leads interessados no seu conteúdo é implementar widgets de newsletter em seu site. Para este tipo de estratégia, apenas campos como nome e e-mail são solicitados.
Lembre-se de implementar uma estratégia de envio de newsletter que faça sentido com o seu tipo de negócio: pode ser semanal, mensal ou até trimestral. Deixe claro para o usuário a frequência em que ele receberá o conteúdo produzido pela sua empresa.
Um ponto importante aqui é apenas enviar conteúdos para a base cadastrada na sua newsletter. Isto porque, nem todas as pessoas que se cadastram para receber o seu conteúdo, gostariam ou estão na jornada de compra do fundo de funil. Por isso, não é adequado enviar promoções, por exemplo, para este público.
Uma estratégia que você pode utilizar com essa base é enviar um botão CTA no próprio e-mail, informando sobre uma nova campanha e direcionar esse lead para uma landing page - aqui é onde esse lead pode preencher um formulário e passar a fazer parte da sua base que recebe promoções dos seus serviços ou produtos.
Os comentários são outra boa opção para captar leads. Por meio deles, os usuários podem interagir com o conteúdo do seu blog - em troca desta interação, você só pede o nome e o e-mail daquele usuário.
Não apenas de blogs vivem comentários. Se você tem um e-commerce, por exemplo, uma opção para criar este tipo de interação é habilitar campos de perguntas sobre os produtos. Ferramentas como a TrustVox podem ser uma boa opção de interação pré-compra e criam mais uma oportunidade de você convencer o seu cliente - e já captar o e-mail dele.
Lembre-se de deixar claro para o usuário que aquelas informações poderão ser utilizadas para comunicações futuras.
As enquetes são comumente usadas em redes sociais, pois já há nessas mídias ferramentas nativas para você fazer perguntas com uma variedade de respostas. Elas são ótimas como uma oportunidade de você gerar engajamento com o seu público e conhecê-lo melhor.
Apesar disso, nada impede que você crie enquetes no seu site ou blog. Aqui, mais uma vez, vale a dica de ouro da geração de leads: quanto menos informação você precisar pedir, melhor. Será a primeira vez que você está pedindo algo do seu potencial cliente, por isso ele ainda pode demonstrar algum receio em fornecer informações.
Já os cadastros podem ser uma estratégia muito eficiente, principalmente se você tem um e-commerce.
Eles são um tipo de estratégia digital que está “sempre ali”, ou seja, você não precisa fazer uma campanha de captação de leads para gerar tráfego em seu site ou blog. Por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas e está sem estoque de algum produto, um jeito de captar um potencial cliente é justamente deixar um campo com as informações de nome e e-mail para você enviar um aviso assim que a peça chegar.
É claro que não se restringe ao comércio eletrônico. Se você vende cursos, pode utilizar dessa mesma estratégia de captação de leads para quando seu curso abrir vagas novamente.
As vantagens de utilizar essas estratégias no seu negócio são inúmeras. Separamos algumas para vocês:
Lembre-se: quantidade não é qualidade. Por isso, manter um relacionamento com o seu cliente é muito mais importante do que se preocupar com o número de leads que você tem na sua base cadastrada.
Ter uma boa estratégia de captação de leads é essencial para o seu negócio, porém ela é apenas o início do seu trabalho.
Apesar de a maioria dos seus formulários ser muito simples (apenas o nome e o e-mail), é uma ótima oportunidade que você tem para conhecer melhor a sua base.
Aproveite para fazer perguntas aos seus clientes, mandar pesquisas e até analisar como eles se comportam com os e-mails que você envia - por exemplo, qual tema eles abrem e clicam mais.
Se você fez mais perguntas no formulário, analise os dados para aprimorar suas estratégias.
Empresas que se relacionam com os seus clientes e os entendem, convertem mais em vendas.
Por isso, aproveite para enviar conteúdos relacionados ao gosto do cliente e que possam ajudá-lo em suas demandas. Assim, você se mostra interessado, além de ficar mais fácil na hora de ofertar um produto novo.
A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, é a lei que regulamenta a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais na internet. Ou seja, a geração de leads se enquadra no momento da coleta de informação dos usuários.
Por isso, é muito importante que, na hora de você estabelecer pontos de coleta de informações dos usuários em seu site ou blog, eles estejam de acordo com a nova LGPD. Na WIDGRID, você encontra todos os recursos necessários para que o seu site fique de acordo com a nova lei.
Calma! Não é tão complicado assim!
Na hora de criar o seu formulário, ou qualquer uma das outras ferramentas que falamos anteriormente, você pode colocar um checkbox com os dizeres de que a pessoa está ciente que seus dados poderão ser utilizados para manter um relacionamento. Assim que ela concordar com este termo, ela já poderá entrar na sua base de leads de forma legal.
A Widgrid possui ferramentas de captação de leads que podem ajudar a alavancar o seu negócio no meio digital. Entre em contato para saber como podemos ajudar você!
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